quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

NADA SE COMPARA AO AMOR DE DEUS POR NÓS





Somos feitos á imagem e semelhança de Deus,  mas somos imperfeitos por residir em nós a natureza adâmica. Mas Ele nos capacita a amar através da pessoa de Jesus Cristo, pela fé.   
"Para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os seus santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura e a profundidade; e conhecer o amor de Deus, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus" (Ef 3: 17- 19).        
Percebemos que Deus deseja que seus filhos estejam arraigados e fundados em amor. E para qual objetivo? Para que estes compreendam toda a extensão desse amor, que supera qualquer entendimento humano, e, para que, cheios da Sua plenitude, possamos exercer esse mesmo amor uns para com os outros.      
O amor, juntamente com o perdão, tem o poder de sarar as feridas da alma. E Aquele cuja alma está enferma necessita de se sentir amado e aceito, para que haja restauração.     
Já foi comprovado que as doenças ditas psicossomáticas têm sua origem em transtornos emocionais. Pessoas com dificuldades de elaborar suas perdas e dores da alma tendem a somatizar, ou seja, manifestar no físico algo de origem psíquica. Quando o indivíduo recebe apoio e se sente amado os sintomas tendem a desaparecer. 
O amor verdadeiro não está resumido a sentimentos e emoções, mas a atitudes que o acompanham. Quando Deus manifestou Seu amor por nós Ele tomou uma atitude: Ele deu seu Filho Unigênito.  Ele não ficou apenas lá do céu olhando para a humanidade caída e sentindo piedade. Não! Ele agiu à altura.   
"Meus filhinhos, não amemos de palavras, nem de língua, mas por obra e em verdade"(1 Jo 3: 18).        
A Palavra de Deus traz exemplos das características do amor e de como ele precisa ser manifesto para que seja eficaz.  O exemplo mais conhecido é o descrito 1 Co 13: 4- 8: "O amor é sofredor, é benigno, o amor não é invejoso, o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba".   
O Espírito de Deus é quem nos capacita a amar e o amor é um dos frutos do Espírito (Gl 5: 22). Quando nos submetemos a ação do Espírito Santo, Ele derrama sobre nós uma unção de amor, independente das circunstâncias, para que possamos ser usados por Deus naquilo que for necessário.  
O amor de Deus em nós pode ser aperfeiçoado, conforme a própria Palavra diz. A observância de Seus preceitos está  intimamente ligada a essa condição e, assim, vir a manifestar as mesmas  obras que Jesus Cristo realizava enquanto estava andando entre nós. 
" Mas qualquer que guarda a Sua Palavra, o amor de Deus está Nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos Nele. Aquele que diz que está Nele deve andar como Ele andou" (1 Jo 2: 5, 6).  
Como podemos manifestar o amor de Deus, imitar os passos de Jesus e andar como Ele andou?   
"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, pois Deus era com Ele" ( At 10: 38).   
Deus espera que seus filhos andem por toda a parte fazendo o bem e curando a todos que estão oprimidos. Pelo texto de 1 Jo 2: 5, 6, percebemos que Ele não se referiu a um grupo especial de crentes, mas àqueles cujo amor Nele está verdadeiramente aperfeiçoado pela obediência a Palavra.   
Vimos que há doenças originadas em traumas emocionais, mas outras  têm causas espirituais, fruto de opressão maligna. Tanto uma quanto outra tem no Nome de Jesus o remédio para  a cura. Precisamos andar fazendo o bem, assim como fez Jesus, e manifestarmos o Seu amor. 
Faço minhas as palavras do apóstolo Paulo: " A graça do Senhor Jesus Cristo, e o Amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos. Amém" ( 2 Co 13: 13).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário