segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O CRENTE NO ORKUT


Baseado no comentário de Daniel Cittdadella, comecei a pensar no perfil do Crente ou Cristão no Orkut . Um site interessante e extramente conhecido, especialmente no Brasil.
Assim sendo passo a descrever na nessidade de uma postura do cristáo na internet e web.

Introdução: O cristão deve, de maneira saudavel possuir um padrão de comportamento, caráter, no mundo virtual. Pois a comunidade virtual é uma especie de cópia ou modelo do mundo real, com pessoas, ambientes, atitudes comportamentais e relacionamentos e circulos sociais.Então o uso do Orkut deve ser de maneira saudavel para si mesmo e as pessoas que estão proximas de si. Que o uso do Orkut seja com o objetivo de ser testemunha da importância da vida cristã, de conduta de crente que glorifique a Deus e atraem pessoas para vida que há em Cristo Jesus.

6 tópicos de padrão de comportamento do cristão no Orkut.

1. O Perfil de um Cristão.
2. Suas Comunidades refletem seu caráter.
3. Cuidado com quem adiciona como amigos, que não seja para lotar o perfil e possuir diversos no Orkut, cuidado com as amizades.
4. Informações confidenciais devem continuar confidenciar. Não se exponha.
5. Tenha testemunho de cristão.
6. Seja Moderado.

Conclusão: O cristão deve participar do Orkut mantendo a sua formação e caráter ciente que existe uma vida além do orkut e que as prioridades devem ser mantidas, entre elas, a vida espiritual, familiar, social, etc. Cuidado com o tempo utilizado para não comprometer as demais atividades da vida.

Não é difícil estabelecer um padrão de comportamento no Orkut. Como já vimos anteriormente, a comunidade virtual é uma espécie de réplica do mundo real, com pessoas, ambientes, atitudes comportamentais e círculos sociais.
Logo, é possível, sim, que um cristão use o Orkut de uma maneira saudável que não a si mesmo e nem às pessoas que estão próximas de si.
Listamos abaixo seis dicas de comportamento que ajudarão o jovem cristão a portar-se adequadamente no Orkut ou em qualquer outra rede de relacionamentos semelhante.

O perfil de um cristão

Sites como o Orkut geralmente possibilitam a criação de um perfil, onde o usuário preencherá seus dados pessoais, hobbies, interesses, gostos, etc. Ao preencher seu perfil, um jovem cristão deve sempre preocupar-se em como aquelas palavras poderão mostrar sua convicção como Cristão. É comum encontrar em perfis de jovens cristãos, palavras que denotem um comportamento que não seria aceitável pelo mundo. Lembre-se: grande parte da comunidade virtual nunca o conhecerá pessoalmente, portanto, para estes, você é o que o seu perfil diz ser.
Suas comunidades refletem seu caráter.
É uma situação embaraçosa visitar o perfil de um cristão no orkut e descobrir que ele participa de comunidades que não refletem a Cristo. Evite sempre as comunidades ofensivas, que incentivem comportamentos problemáticos e que não seriam aceitos em sua comunidade cristã. Evite também aquelas do tipo "Eu odeio...", além de serem muitas vezes preconceituosas, elas transmitem uma imagem negativa de quem participa.
Cuidado com as amizades.
Certamente você já ouviu seus pais dizendo algo como "cuidado com as amizades". A regra também vale para a internet. Pessoas mal-intencionadas estão em todos os lugares, inclusive no Orkut. Lembre-se sempre que as relações que você mantém formarão o seu caráter e a sua forma de pensar.
Informações confidenciais devem continuar confidenciais.
Tenha muito cuidado com o que você publica na internet. Nunca revele seu endereço, número de telefone ou outras informações confidenciais. O Orkut, em particular, permite que você mantenha algumas informações abertas apenas a seu círculo de amizades. Com essa ferramente você terá mais privacidade e, sem dúvidas, mais segurança.
Tenha sempre o testemunho Cristão como objetivo.
Tenha sempre em mente que você é observado a todo momento. Todos tem acesso a informações sobre sua vida, seus interesses e sobre sua maneira de pensar. Portanto, tudo testemunha sobre você: seu mural de recados, seu perfil, a escolha de suas comunidades. Cuide sempre para que Cristo possa ser refletido através da sua vida virtual.
Moderação sempre.
O excesso sempre acaba fazendo mal, de alguma forma. Controle-se, o orkut sempre estará ali à sua disposição, mas seus amigos, sua família e suas atividades diárias sempre precisam da atenção que só você pode dar. Existe vida além do Orkut.

Conheça o Orkut

Não há como negar, o orkut é o maior fenômeno da internet brasileira, passando à frente mesmo do Microsoft Messenger e do quase extinto ICQ, da Mirabilis.
São centenas, ou até milhares de novos adeptos diariamente totalizando mais de 28 milhões de usuários. Mas este, certamente não é o número mais impressionante da rede. Os dados demográficos da rede de relacionamentos apresenta algo de incomum: mais de 60% dos participantes são brasileiros. Isso mesmo, mais de 16 milhões de brasileiros participandos do Orkut. É um número significativo quando leva-se em consideração que o Brasil tem menos de 1/3 de internautas que os Estados Unidos, segundo lugar no ranking de participação na rede de relacionamentos da Google.
Para participar do site é preciso ser maior de 18 anos. Porém, estima-se que mais de 50% dos usuários são menores de idade que cadastram-se como mais velhos. Ainda assim, oficialmente a faixa etária que domina o Orkut é a dos 18 aos 25 anos. Entretanto, a o número de usuários acima de 50 anos é bastante considerável. Eles totalizam mais de 800 mil participantes.

Entendendo o Orkut

Após receber o convite de um participante e cadastrar-se, o novo usuário recebe uma conta de e-mail no servidor oficial da Google, o Gmail. Recebe ainda um perfil de usuário onde poderá publicar dados como idade, religião, hoobies, preferências musicais, descrições profissionais e pessoais.
Em seguida, poderá adicionar amigos à sua rede de relacionamentos. Qualquer um dos mais de 28 milhões de associados pode ser adicionado desde que haja seu consentimento. Finalmente, o novo usuário poderá participar das comunidades do Orkut, são mais de 3 milhões divididas em 28 categorias diferentes.
Um réplica do mundo globalizado??
No mundo Antigo, a capital do império Babilônico era uma espécie de réplica do mundo da época. Em tais circunstâncias, as capitais de reinos e impérios sempre atraiam a milhares de pessoas de raças e línguas diferentes. Cada um possuia interesses, crenças e concepções distintas do mundo. Passados mais de 25 séculos e o Orkut surge como uma nova réplica do mundo em que vivemos. São 28 milhões de pessoas que se comunicam, participam de círculos sociais, compartilham interesses, evangelizam e são também tentados. É uma espécie de cópia virtual do mundo real, que, assim como seu modelo, pode ser benéfico quando há cautela. Na reportagem de amanhã você saberá: Um cristão pode ou não participar do Orkut? Se pode, como deve portar-se na rede de relacionamentos. Esperamos por você na próxima edição!

A presente matéria foi extraida do Blog http://www.universidadecrista.blogspot.com/  e transcrevo abaixo com as devidas fontes, créditos e referências a seu autor, que diga-se de passagem, que foi muito feliz ao publicar a interessante e sábia matéria. Felicito-o. Com comentário de Daniel Cittadella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário